Liofilizador

Para primeira solicitação de agendamento de equipamento na Central Analítica, cadastre-se no laboratório preenchendo o:
FORMULÁRIO DE CADASTRO
Para solicitar o agendamento do equipamento, vá na aba equipamentos e em calendário de agendamentos. Veja se a data desejada está disponível e, após isso, preencha o: FORMULÁRIO PARA AGENDAMENTO

Liofilizador LIOTOP L108

A liofilização ou secagem a frio (freeze dry) é um processo de conservação de produtos biológicos. Envolve os dois métodos mais confiáveis de conservação, o congelamento e a desidratação.

Sem conservantes ou produtos químicos, é o processo mais adequado para preservar células, enzimas, vacinas, vírus, leveduras, soros, derivados sangüíneos, algas, bem como frutas, vegetais, carnes, peixes e alimentos em geral.

Para ser liofilizado, o produto deve estar congelado a uma temperatura bem baixa, abaixo de -30ºC, e depois ser submetido a uma pressão negativa (vácuo – aproximadamente 100 umHg), fazendo com que a água dos produtos seja retirada por sublimação, ou seja, passe diretamente do estado sólido para o estado gasoso. O resultado final é um produto com uma estrutura porosa livre de umidade e capaz de ser reconstituída pela simples adição de água.

Especificações:

– Condensador: em aço inox com polimento sanitário espelhado

– Capacidade do condensador: 8,0 Kg

– Bomba: de vácuo de duplo estágio com palhetas rotativas banhadas a óleo, velocidade de 20,4 m3/h, com sistema de gás ballast para retirada de vapores d’água e filtro de exautão.

Orientações:

– As amostras necessitam vir acondicionadas em potes pequenos, vedados com plástico filme, não excedendo metade do volume do pote.

– O tempo de liofilização é de uma semana. Para isso, é necessário agendar e trazer as amostras na sexta-feira e pegá-las na sexta-feira da semana seguinte.

Responsável: Professora Vanessa Naciuk Castelo Branco – e-mail: vanessanaciuk@id.uff.br

Skip to content